Em conexão com… Aline Frederico

24/10/2020 12:25

Aline Frederico é pesquisadora em literatura infantil e mídia para crianças, leitura digital e multimodalidade, e professora na Escola de Comunicação da UFRJ. Concluiu, em 2018, o doutorado em educação e literatura infantil na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Fez mestrado em literatura infantil na Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, e graduação em Editoração na Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional como editora e designer editorial de materiais impressos e digitais para crianças e jovens, além de alguns trabalhos de tradução.

Seus interesses de pesquisa incluem-se nas áreas de letras e literatura, comunicação e mídia, educação e design. Pesquisa os aplicativos literários e livros álbum ilustrados para a infância, os processos de leitura e de construção de sentido com textos digitais e o potencial da literatura infantil digital como experiência estética e no letramento multimodal. Tem interesse na área do Português como Língua de Herança (PLH) e o papel da literatura (infantil digital) no processo de transmissão do português em famílias vivendo em outros contextos linguísticos. Algumas reflexões e sugestões nessa área podem ser encontradas na coluna High Tech da plataforma Brasileirinhos.

Tags: Eventos